As atividades da Componente de Apoio à Família (CAF) da EB1 São João de Deus são desenvolvidas pela APEE em parceria com o Agrupamento de Escolas Dona Filipa de Lencastre, a Câmara Municipal de Lisboa, e a Junta de Freguesia do Areeiro, por delegação de competências da CML.

Procuramos estimular a criatividade das crianças, sem impor horários nem atividades fixas. Neste período, as crianças circulam por diversos ateliers de expressão, fazendo uso de todos os recursos e instalações disponíveis na escola.

A ideia é conduzir as crianças na descoberta de si próprias, no confronto consigo e com os outros (adultos incluídos), e ao mesmo tempo dar-lhes espaço para brincarem e construírem laços com os amigos.

FUNCIONAMENTO

O funcionamento da CAF assenta na organização por ateliers, desenvolvidos em parcerias de monitores e de temas. No início do ano letivo serão organizados conjuntos de ateliers que funcionarão durante todo o ano, atendendo aos interesses que as crianças demonstraram no ano letivo anterior e aos temas definidos pela Escola e pela APEE como base de trabalho para o ano letivo. Mensalmente, os ateliers disponibilizados desenvolvem as atividades com grupos diferentes de alunos de forma a que todas as crianças possam participar nas diversas atividades propostas. Existe ainda um conjunto de atividades que são promovidas em conjunto, como o Dia-das-Bruxas, o Natal, ou o Dia da Criança.

A ideia base é a de que este é o espaço e o tempo da criança, onde ela poderá fazer atividades mais ou menos estruturadas, mas com conteúdos pedagógicos que vão ao encontro do projeto escolar, como por exemplo: jogos, atividades plásticas, filmes, expressão corporal, escrita criativa, ciência experimental, entre outros.

Pode consultar o Regulamento da CAF neste endereço.

Pode consultar a Planificação da CAF neste endereço.

HORÁRIOS E MENSALIDADES

A CAF funciona diariamente nas instalações da EB1 São João de Deus nos seguintes horários:

  • 2º e 4º anos: 16h30 às 19h00
  • 1º e 3º anos: 17h00 às 19h00

As mensalidades da CAF são as seguintes:

– Escalão C do SASE: 30,00 EUR
– Escalão B do SASE: 20,00 EUR
– Escalão A do SASE: 7,00 EUR

O pagamento de cada mensalidade deverá ser feito até ao dia 8 do respetivo mês, com envio de comprovativo em resposta ao email de lembrança que segue no início de cada mês.

Nota: As mensalidades são protocoladas com a Junta de Freguesia do Areeiro, por delegação de competências da CML.

No mesmo horário, das 17h00 às 18h00, pode ainda inscrever-se nas Escolinhas.

PERGUNTAS FREQUENTES

Só preciso que o meu educando fique na escola até às 17h00. Tenho de o inscrever na CAF?
Se a criança for do 2º ou do 4º ano, terminando as AEC às 16h15 e ficando à responsabilidade da APEE, sim. Tem de estar inscrita na CAF.

Se for do 1º ou do 3º ano, terminando as AEC às 16h45 e saindo logo depois, não.

O meu educando só fica na escola após as AEC quando tem Escolinha. Tem de estar inscrito?
Não. Se só fica na escola nos dias da Escolinha, pode ficar na CAF no dia da Escolinha até à hora da mesma sem estar inscrito. Se necessitar para os outros dias, aí já tem de estar inscrito.
Já inscrevi o meu educando na CAF mas só preciso para o mês seguinte. Há problema?
O aluno é dado como inscrito a partir do momento da inscrição, e a APEE cobra as mensalidades a partir desse momento. Se só necessita para determinado mês, basta inscrever a criança nesse mês. A CAF não tem limite de vagas, pelo que não perde o lugar.

1º PASSO - inscrição na APEE

Deve inscrever a criança na APEE 2021/2022. Caso já tenha realizado esta inscrição, salte este passo.

2º PASSO - inscrição CAF 2021/2022

Se já fez a inscrição na APEE 2021/2022, clique em baixo para realizar a inscrição na CAF 2021/2022