JARDIM DE INFÂNCIA 

 ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E DE APOIO À FAMÍLIA // INFORMAÇÕES 

Enquadramento

As Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) do Jardim de Infância António José de Almeida são desenvolvidas pela APEE em parceria com o Agrupamento de Escolas Dona Filipa de Lencastre e a Câmara Municipal de Lisboa. Procuramos adequar o seu funcionamento às necessidades da escola, com benefícios de organização para as crianças, educadoras e pais.

Tentamos contribuir para o bem-estar das crianças na escola, dando-lhes estabilidade, apostando nos professores e monitores que com elas trabalham. Apostamos também na diversificação das atividades, pois entendemos que esta permite alargar as experiências das crianças e desenvolver os seus talentos.

Horários

Durante os períodos letivos existem dois horários:

O Horário Normal compreende os períodos entre as 08h00 e as 09h00 (para acolhimento das crianças) e entre as 15h30 e as 17h30 (para lanche, recreio, e atividades). Pode ver as atividades aqui.

O Horário Suplementar inclui o Horário Normal e compreende ainda o período entre as 17h30 e as 19h00 (para atividades livres).

Das 17h30 às 19h00 pode ainda inscrever-se nas Escolinhas, que têm lugar na EB1. Caso exista um número suficiente de inscritos, a APEE disponibilizará uma pessoa para levar as crianças do Jardim de Infância para a EB1.

Mensalidades

As mensalidades do Horário Normal são:
– Escalão C do SASE: 25,00 EUR
– Escalão B do SASE: 15,00 EUR
– Escalão A do SASE: 5,00 EUR

As mensalidades do Horário Suplementar são:
– Escalão C do SASE: 50,00 EUR
– Escalão B do SASE: 30,00 EUR
– Escalão A do SASE: 10,00 EUR

As mensalidades sofrem reduções a partir da segunda criança inscrita (1º irmão).

Inscrições

As inscrições para as AAAF do JI António José de Almeida encontram-se abertas durante todo o ano letivo 2014/2015. Caso queira efetuar alguma alteração à sua inscrição durante o ano (por exemplo: alteração de horário), deverá submeter novamente o formulário de inscrição indicando “Alteração de Inscrição”.

Já efetuou o pagamento da quota APEE do ano letivo 2014/2015?

 ATIVIDADES 

O período a partir das 16h está dividido em dois blocos de 45 minutos: um com atividades mais direcionadas, que serão lecionadas por professores da APEE com competências técnicas adequadas, e outras menos direcionadas, criando um espaço de “aprender a brincar” acompanhado pelas monitoras permanentes no JI, sendo o fio condutor das atividades para o presente ano letivo “Os Jogos Tradicionais”. Nas atividades direcionadas os alunos serão organizados em 3 grupos, cada um com número máximo de 18 crianças. Apesar de direcionadas, a principal finalidade é a aprendizagem a brincar, pelo que não se pretende cumprir um programa, mas sim transmitir noções básicas ao ritmo de cada um.

Motricidade

Esta atividade visa a realização de movimentos locomotores, posturais e criativos através da expressão corporal, introduzindo diversos jogos infantis pré-desportivos. Fazem parte dos objetivos desta atividade a cooperação com os colegas, o respeito pelas regras dos jogos, a coordenação e agilidade, resistência e força, e a concentração e ajuste do comportamento em função das próprias ações e das ações e reações dos pares.

Xadrez

A atividade de Xadrez é desenvolvida através de jogos de aprendizagem diversificados, sempre com base no tabuleiro e peças de Xadrez. Estes visam promover a sensibilidade e o gosto pelo jogo, e a aprendizagem dos movimentos das peças e dos princípios básicos de estratégia. Vários estudos comprovam que a aprendizagem do Xadrez, na idade pré-escolar, traz significativas vantagens para as competências académicas das crianças.

Teatro

O Teatro é uma linguagem que é comum a todos, independentemente da sua raça, cultura, formação, educação ou capacidade. Esta actividade propõe que cada criança participe, contribuindo com a sua imaginação e conhecimento, tentando para isso criar uma linguagem comum e uma representação que utilize apenas o corpo como principal ferramenta de trabalho. Uma narrativa de movimento, descobertas e surpresas que envolve as crianças num jogo de cumplicidade colectiva e familiar.

Inglês

Esta atividade procura, numa primeira abordagem ao Inglês, demonstrar às crianças uma nova de se comunicar. Através de uma maneira lúdica, as crianças têm contacto com uma nova língua da mesma forma que aprendem um novo jogo ou uma nova brincadeira.

Filosofia

Com base na interpretação e discussão conjunta de novelas filosóficas inseridas na realidade concreta das crianças, é escolhida uma questão que orientará um diálogo. Procura-se, assim, despertar o espírito crítico e a capacidade argumentativa, despoletar o raciocínio ético ao nível dos valores e responsabilidade moral, incentivar a participação cívica e democrática das crianças, e fomentar as relações de respeito e tolerância para com o outro.

Música

A Música é uma arte ancestral que traz inúmeros benefícios quando aprendida na infância. Esta atividade procura estimular as aptidões inatas das crianças, trabalhando aspectos rítmicos, auditivos e vocais, e abordando ainda aspectos do movimento e do trabalho em conjunto.

 HORÁRIOS DOS GRUPOS 

Deverá seleccionar o horário pretendido na Ficha de Inscrição. O primeiro turno (1T) decorre das 16h00 às 16h45, o segundo turno (2T) decorre das 16h45 às 17h30).

GRUPO A

Segunda-feira: Xadrez (1T)
Terça-feira: Música (2T)
Quarta-feira: Inglês (1T)
Quinta-feira: Motricidade (2T)
Sexta-feira: Teatro / Filosofia (1T)

GRUPO B

Segunda-feira: Xadrez (2T)
Terça-feira: Música (1T)
Quarta-feira: Inglês (2T)
Quinta-feira: Motricidade (1T)
Sexta-feira: Teatro / Filosofia (2T)

GRUPO C

Segunda-feira: Inglês (2T)
Terça-feira: Motricidade (1T)
Quarta-feira: Música (2T)
Quinta-feira: Teatro / Filosofia (1T)
Sexta-feira: Xadrez (2T)